quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

EX-paraiso Haiti...

Passado:
Pequeno país pertencente ao paraiso tropical de nome Caraibas. optimo destino de ferias, para os turistas um autentico paraiso.

Presente:
país ou coisa similar, como lhe queiram chamar, pois até o edificio do governo sofreu com a catastrofe. completamente impotente, na miséria, com milhoes de desalojados, crianças a morrer à fome, a população toda a contrair doenças devido à inexistencia de condições sanitarias minimas ao ser humano. a fome quase conseguiu colocar aquele local num estado de natureza complexo, num estado de guerra de todos contra todos a favor da sobrevivencia, o famoso "cada um por sí" em luta por uma pequena refeição, por mais pequena que fosse.
de momento com a ajuda mundial que tardou a chegar mas já está a ajudar, aquele local começa agora com mais calma a pensar na reconstrução.

Futuro:
Era já antes um país demasiado pobre, com esta catastrofe, e depois da reconstrução o Haiti nao passará de um pais reconstruido, que ainda assim será um dos paises mais pobres do mundo.

Concelho: por vezes é no paraiso tropical que está o nosso pior inferno. quando pensarem em fazer férias, vejam os mapas sismicos e coisas similares, tais como possibilidade de furacão, vulcões, etc. é que umas curtas e maravilhosas férias por vezes podem ser umas longas viagens de sofrimento a caminho do inferno.


Opinião acerca da "catastrofe":

Acontecimento:
um terrivel sismo, inprevisivel, e completamente destrutivo cai sobre um pais pobre de nome Haiti

Consequencias:
milhares de desalojados, grande numero de habitantes por encontrar, possivelmente ficou nos escombros, familias separadas devido a fugas para campos de refugiados, muitos deles nunca mais se irão ver na vida, nem se quer saber se os seus familiares estão vivos ou nao. a fome e as doenças caem sobre aquela população, e muitos que escaparam ao sismo acabam por morrer pelo sismo também, embora indirectamente. a fome provoca um profundo estado natureza, uma guerra de todos contra todos, a favor da sobrevivencia. o humano deixa de ser humano e quase adopta posturas e comportamentos de verdadeiros animais

Causa:
está provado que não sao os humanos que causam os sismos, apesar do humano ser uma autentica maquina destrutiva, o sismo não é da sua responsabilidade. o sismo é da responsabilidade da natureza.
*Dando valor à palavra dos filosofos antigos, que afirmavam que Deus é a natureza, e se o sismo é proveniente da natureza concluo que Deus é a causa do sismo.
*Dando valor à palavra dos filosofos medievais, que afirmavam que Deus é bondoso, todo poderoso, e omnipotente, então tiro a conclusao que, ligando o pensamento dos filosofos antigos ao dos filosofos medievais, Deus é bom e omnipotente, a natureza é boa, ehomnipotente.
*a minha questão começa aqui, e aqui acaba porque efectivamente nao tenho resposta para ela. então, se Deus é a natureza, e se Deus é bom e omnipotente, que bem, que bondade poderemos tirar de uma catastrofe como a que abateu sobre o Haiti?


onde está o bem do sismo do Haiti?

ubi? [termo latino que significa "onde?"]


mais uma vez uma questão complexa, e praticamente impossivel de responder abate sobre o meu ser, deixando-me mais uma vez perturbado, mais uma vez sem resposta, mais uma vez sem saber se aquilo em que verdadeiramente acredito exste, ou se aquilo em que verdadeiramente acredito é como realmente eu o edifico no meu pensamento.

mai uma vez o meu sono fugiu
mais uma vez tenho uma pergunta ao qual nao sei responder
mais uma vez sinto-me impotente
mais uma vez
mais uma vez
mais uma vez


mais uma vez....

Sem comentários: